O projeto busca formar pesquisadores com um agir crítico e de impacto sobre a construção e legitimação do discurso da Ciência da Informação, e a sua articulação com a Tecnologia Informática.
Para isso, se trabalha com em áreas que permitam entender e agir na ressignificação e reestruturação da microfísica do poder nas arquiteturas informacionais (estruturas de informação monopólicas, alienantes o geradoras de assimetrias de informação).
O alvo é entender estes fenômenos para visibilizá-los, e colaborar em criar autonomia e empoderamento comunitário baseados na gestão dos fluxos de informação. As áreas elegidas para o trabalho são:
- e-Governo na democratização e na área da saúde pública;
- exclusão digital nos casos específicos da exclusão de gênero, e exclusão informacional nas comunidades de Economia Familiar Agrícola;
- A relação entre dados, informação e poder, por meio de uma Pedagogia Crítica (FREIRE, 1970, 1996) na Ciência da informação, por meio de estudos metateóricos (análise de domínio, bibliometria) desenvolvidos por meio de Pesquisa-Ação (FALS BORDA, 1990; FREIRE, 1982), para criar espaços em que estudantes, profissionais e pós-graduandos possam alavancar as comunidades que sofrem este tipo de problemas.
Nesta terceira área, o projeto visa trabalhar com a identificação da Exclusão Digital de Gênero nos cursos universitários, e como ela é reproduzida pelos estudantes.
Estado: Ativo
Coordenador: Cristian Berrío Zapata