Trabalho de Conclusão de Curso

De acordo com o Projeto Pedagógico e o Regimento da Faculdade de Arquivologia, os discentes devem confeccionar e apresentar para aprovação o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sua aprovação conta com diversas etapas. Aprovação no TCC é um dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Bacharel em Arquivologia.

Quer acessar os TCC defendidos em anos anteriores? Acesse o Repositório de TCC da FAARQ.

Resoluções e Formulários de Avaliação

O TCC possui um Regulamento próprio, aprovado pela Resolução nº 1, de 20 de maio de 2024. Você pode acessar esta resolução clicando aqui. Este regulamento foi elaborado a partir das melhores práticas da Universidade Federal do Pará e de acordo com o Regulamento do Ensino de Graduação, aprovado pela Resolução nº 4.399, de 14 de maio de 2013. Você pode acessar o Regulamento no web site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará, pelo hyperlink http://www.proeg.ufpa.br/regulamento-da-graduacao.

Para mais informações sobre os Direitos e Deveres do discente, acesse a página de Regimento e Resoluções da Faculdade de Arquivologia.

O TCC é avaliado por uma Banca Examinadora, que terá a responsabilidade de julgar o Relatório apresentado pelo discente, a sua apresentação e arguição perante os membros da Banca Examinadora. Você pode acessar o formulário de avaliação clicando aqui. Ao final, o Presidente da Banca Examinadora deverá preencher uma Ata. Você pode acessar um exemplo de Ata clicando aqui.

Percurso do Discente

Uma dúvida comum ao discente que chega ao momento de elaborar o TCC é sobre quais são as etapas necessárias entre o Início e o Término desta Atividade Curricular. Para isso, preparamos dois documentos, o Procedimento Operacional Padrão (POP) e o Fluxo do Processo da Atividade Curricular de TCC, elaborado por meio da Notação Business Process Modeling Notation (BPMN).

No caso do Fluxo do Processo da Atividade Curricular (ver figura abaixo), os círculos representam o início (cor verde) e o término (cor vermelha) do processo, os retângulos representam cada atividade e os losangos representam decisões que podem afetar o caminho do percurso. Mas atenção: cada trilha representa um ator envolvido no Fluxo do Processo. São cinco atores envolvidos: Discente, Secretaria, Direção, Conselho e Orientador(a).

Fluxo de Processo da Atividade Curricular Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Graduação em Arquivologia
Fluxo de Processo da Atividade Curricular Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Graduação em Arquivologia

Você pode baixar o Procedimento Operacional Padrão (POP), em formato Portable Document Format (PDF).

Você também pode baixar o Fluxo de Processo da Atividade Curricular do TCC em formato Portable Network Graphics (PNG) e Portable Document Format (PDF).

Hyperlinks da Seção