Apresentação

O curso de Arquivologia da UFPA é o único no estado do Pará, oferecido na modalidade bacharelado com a carga horária total de 2.790 horas de atividades programadas, ofertado no período vespertino. O curso de Arquivologia da UFPA é o mais recente das graduações em Arquivologia no Brasil.

Logotipo da Faculdade de Arquivologia
Logotipo da Faculdade de Arquivologia

O objetivo do curso é a formação de pessoal qualificado para atuar nos diversos campos que possuem relação direta ou indireta com a produção, gestão, preservação, acesso e uso de documentos de instituições públicas e privadas.

O campo de atuação do Arquivista é profundamente amplo e dinâmico, podendo o egresso atuar na Administração Pública, Administração Hospitalar, Administração Empresarial, em Organizações Não-governamentais (ONGs), em Movimentos sociais, ou seja, todas as organizações que produzem e recebem documentos no cumprimento de seus papeis sociais e institucionais.

Durante o percurso acadêmico, os discentes têm contato com disciplinas específicas e complementares visando à formação crítica e humanística e buscando a construção e a discussão dos saberes relacionados teoria e prática arquivística.

É fundamental destacar que o profissional arquivista é um profissional de nível superior que possui competências e habilidades sobre a gênese e natureza das informações orgânicas, suas teorias, seus métodos e suas técnicas, observados em todas as fases do ciclo documental.

A profissão e o exercício profissional do arquivista foi regulamentada pela Lei número 6546, de 4 de julho de 1978, e pelo Decreto número 82.590, de 6 de novembro de 1978. A profissão possui um movimento associativo atuante e nacional que visa a consolidação da profissão e da atuação de seus graduados.

Como expressam as Diretrizes Curriculares para a área de Arquivologia, o Arquivista deve ter o domínio dos conteúdos da Arquivologia e deve estar preparado para enfrentar com proficiência e criatividade os problemas de sua prática profissional, particularmente as que demandem intervenções em arquivos, centros de documentação ou informação, centros culturais, serviços ou redes de informação, órgãos de gestão do patrimônio cultural.

A Faculdade de Arquivologia da UFPA conta projetos de pesquisa e extensão em vários estágios de desenvolvimento, com a atuação do seu corpo docente e discente, além de contar com especialistas, nas áreas de preservação documental, descrição, classificação arquivística, indexação, tecnologias de informação e comunicação.