A Profissão e o Perfil Profissional

Fotografia de Gilberto Gomes Cândido Fotografia de Natália Marinho do Nascimento

O Arquivista, como Profissional da Informação, tem em sua atuação uma concepção humana e crítica em relação à Organização, Gestão e Representação da Informação, bem como do Conhecimento.

Para sua atuação, tal profissional tem como requisito possuir o Curso de nível de Ensino Superior em Arquivologia, onde adquirirá: informações, conhecimentos, competências e habilidades, no que tange os aspectos: teóricos, metodológicos e técnicos sobre o Documento de Arquivo.

Logo, este profissional tem como atribuições, ocupar-se: do planejamento, do tratamento, da organização, do armazenamento, da classificação, da avaliação, da descrição e acesso dos documentos de Arquivo, bem como o apoio e o estabelecimento dos fluxos informacionais, dos processos de trabalho sobre os fenômenos e os aspectos que envolvem os dados, a informação e o conhecimento, por isso sua formação contém aspectos interdisciplinares, visto que, está atuação pode ocorrer em qualquer instituição que produza documentos, sejam eles físicos e/ou digitais.

A interdisciplinaridade na formação do Profissional Arquivista é interessante pelo fato de no desenvolvimento do curso ficar evidente os diálogos entre várias áreas do conhecimento, tais como: Direito; Comunicação; Administração; Linguística; História; Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e outras. Além disso, o Curso de Arquivologia também possui uma quantidade de componentes curriculares específicas que refletem a complexidade da sociedade contemporânea.

Ainda, é importante destacar que, existem várias Leis e Decretos que embasam a área, por exemplo, a Lei nº 8.159 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências, o Decreto nº 82.590, de 6 de novembro de 1978, que regulamenta a Lei nº 6.546, a Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, a Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018, que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, etc.

Se mesmo com o texto, você ainda possuir alguma dúvida sobre a atuação do Arquivista, basta nos enviar uma mensagem no endereço de e-mail faarq@ufpa.br.