Projeto de Extensão – Projeto Difundindo Arquivos, revelando memórias e narrando histórias – Fase 2

O projeto tem como objetivo realizar a difusão de acervos documentais de instituições paraenses selecionadas por sua relevância social, econômica, política e/ou cultural na história da região amazônica. São elas: Arquivo Central da UFPA, Fonoteca Satyro de Mello, Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Santa Casa de Misericórdia e Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA).

A difusão dar-se-á por meio de produção e disponibilização em meio digital materiais audiovisuais (em formato de podcast, cartilha, entrevista, programa de rádio, quadrinho, infográfico, linha do tempo etc.) a partir de documentos custodiados por esses acervos.

O material produzido abordará, entre outras questões, a trajetória histórica da instituição produtora, a relevância dos documentos custodiados para a sociedade, suas perspectivas como fonte histórica e como elemento probatório.

Além de oportunizar ações extensionistas aos discentes do Curso de Arquivologia, almeja-se promover a visibilidade de tais acervos para além do público acadêmico e desenvolver parcerias interinstitucionais, considerando a interlocução dos saberes produzidos em âmbito acadêmico e os saberes, práticas e vivências experimentados nos espaços arquivísticos selecionados.

Estado: Ativo

Coordenadora: Iane Maria Batista da Silva