A presente proposta de pesquisa objetiva ampliar as bases teóricas e práticas que interconectam os campos da Competência em Informação e da Arquivologia, integrando os preceitos dos Estudos Arquivísticos Críticos, tendo como referência as “Dimensões conceituais para inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro” proposta por Furtado (2019), a partir dos objetivos específicos: a) Mapear e categorizar a produção bibliográfica nacional e internacional em torno dos Estudos Arquivísticos Críticos; b) Mapear e categorizar a produção bibliográfica nacional e internacional em torno da díade Competência em Informação – Arquivologia; c) Relacionar as categorias extraídas do eixo Estudos Arquivísticos Críticos com as categorias do eixo Competência em Informação – Arquivologia, a fim de extrair subsídios que contribuam para proposição de uma modelagem teóricoprática, passível de integração com a estrutura de Furtado (2019); d) Apresentar uma modelagem teórico-prática, integrando as perspectivas dos Estudos Arquivísticos Críticos com as “Dimensões conceituais para inserção da Competência em Informação no cenário arquivístico brasileiro” de Furtado (2019), como forma de ampliação das bases teóricas e práticas que sustentam a díade Competência em Informação – Arquivologia. As opções metodológicas elegidas para o desenvolvimento da pesquisa foram a Revisão Bibliográfica Sistemática, Análise de Conteúdo, Triangulação teórica e Infográfico. Com relação aos resultados almejados, espera-se: Validação empírica da estrutura proposta, Reconhecimento das contribuições teóricas e práticas, Capacitação de arquivistas e Ações de conscientização. Por fim, busca-se desenvolver um arcabouço que contemple o universo acadêmico-científico, as áreas do conhecimento correlatas à Arquivologia, a formação e a atuação profissional do arquivista e que, acima de tudo, possa ser traduzido em ações concretas alinhadas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, de forma a beneficiar a sociedade como um todo.
Estado: Ativo
Coordenadora: Renata Lira Furtado