Introdução/Objeto de pesquisa: os documentos de arquivo são elaborados no âmbito das atividades humanas, sejam elas individuais ou coletivas, para registrar informações. Tais informações correspondem à materialização da linguagem em suportes específicos, inserida em um contexto social de interação. Nesse cenário, os documentos tornam-se passíveis de compartilhamento e apropriação por meio das práticas sociais dos sujeitos. Nessa perspectiva, o documento de arquivo pode ser compreendido como uma estrutura textual dotada de singularidade narrativa, uma vez que registra as ações dos sujeitos em suas dinâmicas sociocomunicativas, situadas em determinado contexto. As narrativas, por sua vez, constituem recursos fundamentais da comunicação humana, utilizados para expressar a identidade social. Suas formas e estruturas variam conforme os contextos de produção e transmissão, posicionando a sociedade em relação ao seu espaço e tempo históricos. Dessa forma, o documento de arquivo, por meio de seu gênero textual, pode ser concebido como um ato comunicacional com peculiaridade narrativa, resultante da interação estabelecida nas relações humanas. Sua interpretação não se restringe somente aos elementos linguísticos, mas também abrange a visão de mundo do leitor, articulando-se entre o produtor, o texto, o receptor e o contexto, mobilizando, assim, elementos que transcendem a linguagem. Considerando-se tais aspectos no âmbito dos arquivos pessoais, reconhece-se que esses documentos extrapolam seu valor meramente informativo e administrativo, ao incorporarem dimensões subjetivas, identitárias e afetivas. Os registros são elaborados por meio desses documentos que a expressam experiências individuais e trajetórias singulares, configurando-se como construções narrativas dos sujeitos inseridos em contextos socioculturais específicos. Sob essa ótica, os arquivos pessoais transcendem a função documental tradicional e assumem o papel de testemunhos que articulam memória, identidade e representação. Desse modo, não somente documentam ações, mas também operam como dispositivos de significação, nos quais o sujeito se inscreve e se representa diante do tempo, do espaço e das relações sociais — tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, evidenciando-se como narrativas identitárias e sociais. Posto isto, busca-se, com base na narrativa, auxiliar na elaboração do arranjo do acervo pessoal Edson Diniz, custodiado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA). Edson de Diniz foi um renomado paraense, formado em Ciências Sociais e estudioso da Antropologia Social, voltada para o Indigenismo Brasileiro. Suas pesquisas estão correlacionadas “fricção interétnica”. Problema: Com isto, tem-se como indagação: se e como narrativa pode ser utilizada na elaboração do arranjo documental de modo a refletir as atividades que elaboram o documento de arquivo a fim de preservá-los em seu contexto? Objetivos: demonstrar como os aspectos da narrativa estão inseridos no processo intelectual de elaborar um arranjo para acervo pessoal, neste caso do Edson Diniz. Metodologia: como procedimentos metodológicos, utilizar-se-á de estudo exploratório, cujo intuito é obter um aporte teórico sobre a temática escolhida. Para isso, serão utilizados os seguintes termoschave: narrativa, arranjo documental, documento de arquivo e Arquivo e Documentos Pessoais. Para isso, serão usados os seguintes sistemas: Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI, Google Acadêmico, Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Em conjunto, usar-se-á também do estudo de caso, esse será realizado para demonstrar a aplicabilidade (ou não) da Narrativa, tal processo irá ocorrer mediante a identificação de elementos narrativos nos documentos e a proposição/revisão de critérios de arranjo baseados nessas narrativas, que se dará sobre os documentos de arquivo do acervo pessoal Edson Diniz, custodiado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA). Bem como, também, será observada a dimensão ética dada no que se refere à privacidade dos usos de algumas informações. Justificativa: À vista disso, a pesquisa se justifica, de modo a buscar contribuir para os âmbitos: acadêmico, teórico, prático e social. Visando a compreensão dos aspectos relacionados à análise narrativa dos documentos de arquivo e a sua contribuição para a organização e representação do conhecimento e da informação. Destaca-se também a relevância da pesquisa para o projeto educacional do Curso de Arquivologia, especificamente em relação à Gestão Documental e à representação dos documentos de arquivo. Visa-se também oferecer uma abordagem “inovadora” baseada na narrativa para o arranjo, que complementa os princípios arquivísticos tradicionais ao incorporar as dimensões subjetiva e identitária inerentes aos arquivos pessoais.
Estado: Ativo
Coordenador: Gilberto Gomes Cândido