Apresentação

O CAARQ é uma instituição sem fins lucrativos e sem filiação político-partidária criada para representar os alunos do curso de Arquivologia da UFPA.

Logotipo do CAARQ
Logotipo do CAARQ

O Centro Acadêmico de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), doravante CAARQ, é a entidade máxima de representação dos estudantes de graduação da Faculdade de Arquivologia da UFPA.

É uma entidade sem fins lucrativos com tempo de duração indeterminado tendo Foro da Comarca de Belém – PA e sede na UFPA.

Quem somos?

O CAARQ foi criado em 2012, após a resolução número 4.170-A, de 6 de setembro de 2011 que criou o curso de Bacharelado em Arquivologia na Universidade Federal do Pará, a única instituição a oferecer o curso em todo o estado.

O Centro Acadêmico de Arquivologia é a entidade máxima de representação dos estudantes de graduação da Faculdade de Arquivologia da UFPA. É uma entidade sem fins lucrativos com tempo de duração indeterminado tendo Foro da Comarca de Belém – PA e sede na UFPA.

De acordo com o Estatuto, totalmente reformulado em 2019, o CAARQ nasceu com a principal missão de “Defender e lutar pelos direitos e reivindicações dos estudantes de graduação da Faculdade de Arquivologia da UFPA” e “Promover e organizar reuniões, encontros, palestras, conferências, debates e atividades afins de caráter social, cultural, artístico, científico, acadêmico, desportivo e político de modo a atender aos interesses e anseios dos estudantes de graduação da Faculdade de Arquivologia da UFPA”.

Diretrizes

Além das funções mencionadas no primeiro tópico deste guia, são também diretrizes do Centro Acadêmico de Arquivologia:

  1. Manter intercâmbio e colaboração com entidades estudantis e com outras de âmbito local, nacional e internacional;
  2. Atender sempre que possível e necessário a demandas da sociedade civil e/ou suas organizações que impliquem na expansão do saber arquivístico;
  3. Fiscalizar todas as decisões e projetos da Faculdade de Arquivologia e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e reivindicar caso alguma decisão seja desfavorável a Faculdade de Arquivologia ou qualquer estudante de graduação regularmente matriculado;
  4. Auxiliar a Direção da Faculdade de Arquivologia da UFPA em suas finalidades;
  5. Manter a representação dos estudantes em reuniões e assembleias do Conselho da Faculdade de Arquivologia da UFPA;
  6. Manter a representação dos estudantes de graduação da Faculdade de Arquivologia em reuniões e assembleias dos Conselhos Universitários.